Visita à Terra Indígena Caramuru Paraguaçu 

Entre os dias 15 e 17 de julho, parte da equipe da Meli visitou o Projeto Okara Kaapora, liderado por Olinda e Samuel Wanderley, na Terra Indígena Caramuru Paraguaçu. Durante essa visita, foi possível visualizar o progresso do projeto ‘Alimentar para o bem viver’, entender os desafios da região, conhecer membros da comunidade e aprender um pouco mais sobre a história do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe e do Okara Kaapora. Ana Paula e Sílvia contam um pouco da experiência: 

Autora: Ana Paula Cipriano e Silvia Lomba

Read in English

Uma dessas coincidências interessantes da vida: estávamos na Bahia em um momento importante do projeto Alimentar para o bem viver, a finalização da obra, e Olinda e Samuel nos convidaram para ir até Pau Brasil visitar a área de instalação da cozinha comunitária do projeto, que é dentro do Okara Kaapora. Foram quase 10 horas de ônibus, mas os três dias na comunidade valeram muito a pena! Desde o início da nossa visita em Pau Brasil, Samuel, antropólogo que foi uma forte aliança nas lutas de retomada da terra indígena, e Olinda, indígena do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, começaram a nos contar das histórias da área. Principalmente do demorado processo de retomada do território, que envolveu muito conflitos com os fazendeiros desde a década de 80 até 2012, quando a demarcação foi concluída. 

Chegando no projeto Okara Kaapora, percebemos a grande importância do trabalho de Olinda e Samuel na região. Em meio a pastos de gado e muitas áreas desmatadas, temos uma agrofloresta e fragmentos conservados de Mata Atlântica, cuidados e regenerados diariamente pelos dois. A área costumava ser um grande pasto, com grama alta, e a grama é uma praga terrível, segundo Olinda. Ela cresce muito rápido e impede o crescimento de outras plantas, então para conseguir plantar qualquer coisa é necessário retirar o capim (o que não é fácil) e plantar algo que sombreie rápido a área para impedir que o capim volte a crescer. Olinda e Samuel não são a favor da utilização de agrotóxicos e, por isso, a retirada do capim acaba sendo uma tarefa demorada e muito cara. Mas isso não é um motivo para desânimo dentro do Okara e o projeto só está começando, Olinda e Samuel tem muitos planos para continuar regenerando cada dia mais a área e conscientizando os moradores da terra indígena quanto à importância de preservar. 

A cozinha comunitária do projeto ‘Alimentar para o bem viver’ está quase pronta. O tempo estimado inicialmente para a construção da cozinha seria de três meses, mas com pouco mais de um mês faltam apenas os revestimentos e a pintura para a cozinha estar pronta para uso. Além disso, os integrantes do Okara estão construindo rampas acessíveis para todas as pessoas poderem circular pelo projeto e jardins do lado de fora da cozinha, deixando a área cada dia melhor. A cozinha será muito importante para possibilitar um maior alcance das atividades educativas que acontecem dentro de um projeto.

Além do Projeto Okara Kaapora, também conhecemos um pouco da Terra Indígena Caramuru Paraguaçu. A área possui mais de 50 mil hectares, e as pessoas estão espalhadas nessa área toda, seguindo a conformação das fazendas que foram instauradas na região anteriormente. Por isso, a cozinha comunitária é um espaço de encontro para retomada da coletividade da comunidade, fornecendo as instalações necessárias para todos os eventos educativos e culturais. Os integrantes do Kaapora vem buscando iniciativas e projetos que possam financiar a estrutura e o transporte para os encontros e eventos que eles querem realizar, possibilitando a realização de atividades engajando um número cada vez maior de pessoas. 

Passeando pelas várias regiões da TI, pudemos conhecer representantes interessantes do povo, como dona Maura, anciã dos Pataxó Hã-hã-hãe e líder de diversos grupos de mulheres. Ela costumava organizar vários encontros de mulheres indígenas para compartilharem ideias e vivências com outros povos.  

Outra pessoa que conhecemos foi Seu Domingos, tio de Olinda e ancião do povo Pataxó Hã-hã-hãe. Seu Domingos tem na sua casa um pequeno sistema agroflorestal e uma pequena área de preservação da mata. Quando estávamos entrando em sua agrofloresta ele falou com muita calma “olha, uma cobrinha”. Pela calma, achamos que fosse uma cobra cipó ou alguma outra não peçonhenta e, foi com muito espanto que vimos que na verdade era um filhote de jararaca, mas ele não tinha medo. Seu próximo plano é cercar a nascente do rio que passa perto de sua casa, para tentar preservar a água da região. Seu Domingos comentou conosco como é importante que os indígenas possam enxergar seu papel na conservação das matas, pois cada iniciativa de regeneração faz toda a diferença. 

Com nossa visita, pudemos perceber que o projeto Okara Kaapora é essencial para a região, possuindo um papel educativo muito grande. Algumas pessoas da comunidade estão bem engajadas com a regeneração ambiental na terra indígena, mas essas ainda são a minoria. Por ser uma região repleta de fazendas com gado, implementadas quando ainda havia presença de fazendeiros nessa terra, antes da retomada indígena, a restauração da Mata Atlântica no local é um processo complexo e difícil.  

Com a facilidade de se conseguir empréstimos e crédito para a criação de gado, os indígenas acabam se voltando para a pecuária como forma de subsistência. No entanto, Olinda e Samuel vem percebendo uma mudança na forma como as pessoas da região veem a preservação ao longo dos últimos anos. No início, as pessoas seguiam o que era mais comum na região depois da invasão da pecuária, mas hoje algumas pessoas estão interessadas em implementar os sistemas agroflorestais em suas casas. Atualmente, o maior impeditivo para as pessoas da região implantarem esse tipo de sistema produtivo é a falta de recursos financeiros e conhecimento prático. Nesse sentido, o papel de Olinda e Samuel na região se torna evidente, visto que ambos têm iniciativas de projetos educativos e regenerativos, principalmente com os estudantes da escola indígena, que são o futuro do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. 

A visita foi muito inspiradora e aprendemos muitas coisas novas, nós esperamos que o Okara Kaapora cresça cada vez mais, com suas atividades culturais e ambientais. Olinda e Samuel colocam toda a sua energia nesse projeto, que é um sonho realizado para eles, e já estão vendo resultados nas pessoas da TI e também da cidade. Por fim, com a cozinha comunitária, temos certeza de que essas atividades vão ser cada vez mais frequentes e a consciência ambiental será multiplicada na região. 

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

One Reply to “Visita à Terra Indígena Caramuru Paraguaçu ”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *