Abelhas melíferas e abelhas sem ferrão: quais sao as principais diferenças entre esses grupos incríveis de polinizadores?

Você já se perguntou quais são as principais diferenças entre as abelhas melíferas e as abelhas sem ferrão? Além das cores e tamanhos, muitas características são imperceptíveis apenas olhando para elas, como a organização de deus ninhos e traços comportamentais.

Autora: Ana Paula Cipriano
Read in English

As abelhas melíferas e as abelhas sem ferrão compartilham características importantes, como colônias com muitos indivíduos, que podem viver por vários anos. No entanto, enquanto existem 10 espécies de abelhas melíferas, as abelhas sem ferrão são um grupo extremamente diversificado, com mais de 550 espécies.

Dentro das colmeias de abelhas sem ferrão, as células com estoques de alimentos e crias têm formas e tamanhos diferentes, distribuídos em lugares distintos, então poderíamos dizer que elas têm sua área de cozinha e uma área de incubação para novas abelhas. Nas colônias de abelhas melíferas, a estrutura é diferente, elas constroem células idênticas para armazenar alimentos e seus ovos, exceto para as abelhas macho, que têm células maiores. Uma característica notável também relacionada à construção do ninho é que as abelhas melíferas podem reutilizar antigas células de crias, enquanto as abelhas sem ferrão sempre constroem novas.

Abelhas em um favo. Foto de xiSerge

Um ponto interessante que também diferencia as abelhas melíferas das abelhas sem ferrão é o comportamento das rainhas ao iniciar um novo ninho. As rainhas das abelhas melíferas voam para iniciar uma nova colmeia, enquanto a rainha virgem permanece no ninho estabelecido e a situação oposta ocorre com as abelhas sem ferrão. Falando sobre a rainha, as rainhas das abelhas sem ferrão geralmente acasalam com apenas um macho, enquanto as rainhas das abelhas melíferas podem se reproduzir com vários machos, uma grande diferença relacionada à genética das colônias, por exemplo.

Mas como os ovos se tornam rainhas ou operárias em ambos os grupos? Existem diferentes maneiras e elas podem estar relacionadas à nutrição e genética, mas basicamente, as rainhas das abelhas sem ferrão recebem mais alimento do que as operárias durante o desenvolvimento larval. Enquanto as rainhas das abelhas melíferas também recebem mais alimento, no entanto, o alimento também é diferente das operárias, essas rainhas recebem um banquete especial.

Falando sobre as operárias, as abelhas melíferas usam o ferrão para proteger suas colmeias, mas as abelhas sem ferrão têm estratégias diferentes. Apesar do pequeno tamanho de algumas espécies, elas estão longe de serem indefesas, e as guardas podem usar suas mandíbulas fortes para morder e algumas espécies podem liberar ácido contra inimigos. Mesmo as pequenas operárias das abelhas sem ferrão podem ser muito corajosas e atacar as abelhas melíferas quando sentem a necessidade de proteger o ninho ou os recursos.

As abelhas sem ferrão Nannotrigona testaceicornis na entrada do ninho. Foto de Christoph Grüter.

As operárias em ambos os grupos de abelhas sociais compartilham tarefas gerais, como mencionado anteriormente, elas protegem as colmeias, mas também coletam alimentos, cuidam das crias, constroem os ninhos e limpam as colmeias, tendo uma “lista de afazeres” muito grande. Mas alguns desses comportamentos são diferentes dependendo da espécie. As abelhas sem ferrão usam suas próprias colmeias como “banheiro”, armazenando resíduos e depois os descartando fora do ninho. Enquanto as abelhas melíferas defecam fora de suas colmeias. Outra diferença interessante está na reprodução, as operárias das abelhas sem ferrão podem produzir machos para suas colmeias, enquanto nas abelhas melíferas elas são estéreis.

Por último, as abelhas melíferas são conhecidas mundialmente por sua dança incrível, a “dança do requebrado”, que as operárias usam para comunicar onde encontrar boas fontes de alimento. Seguindo esses movimentos organizados que as forrageiras realizam dentro da colmeia, as outras abelhas podem se guiar até as flores e aumentar a coleta de alimentos para as colmeias! As abelhas sem ferrão também têm estratégias para informar onde estão os bons recursos para suas companheiras de ninho, no entanto, podem ser muito diferentes entre as espécies, com algumas depositando odores para fazer uma trilha e guiar as outras abelhas.

Portanto, as abelhas melíferas e as abelhas sem ferrão não são diferentes apenas por seus ferrões ou tamanho do corpo, a organização de suas colméias e vários comportamentos podem podem ser completamente diferentes, e essa é uma das belezas de investigar mais deste incrível mundo das abelhas sociais.

Bibliografia:
Grüter, Christoph. Stingless bees: their behaviour, ecology and evolution. Springer Nature, 2020.

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *