Quando a Mineração Tira o Direito de Locomoção de uma Comunidade Inteira

Vale obstrui a locomoção de uma comunidade inteira, dificultando o acesso a hospitais, escolas e mercados. Ao realizar um protesto pacífico, moradores são amedrontados pela mineradora e policiais.

Autora: Jucilene de Jesus Pires da Silva
Read it in English.

No dia 20 de março de 2024, por volta das 12h36, moradores da comunidade Campo de Perizes realizaram um protesto pacífico para reivindicar melhorias no acesso à comunidade. No momento, o único meio de acesso à comunidade é por meio de uma via que fica localizada na faixa de domínio da Vale, e que é de responsabilidade da mesma. A comunidade de Campo de Perizes constantemente realiza reuniões para tratar da péssima condição da via, tentando, há anos, resolver no diálogo. Sem conseguir chegar à uma solução definitiva, a comunidade organizou um protesto pacífico na busca por seus direitos.

Residem na comunidade crianças portadoras de necessidades especiais, adultos em tratamento de doenças graves e idosos com comorbidades (hipertensos, diabéticos), o que torna ainda mais essencial e urgente uma via acessível para trânsito se caso ocorra alguma emergência.

Assim que foi realizado o bloqueio dos carros que estavam prestando serviço na área, um representante do Relacionamento Empresarial da Vale chegou até o local para ouvir e tentar solucionar as reivindicações. No entanto, o representante tentou intimidar os moradores, afirmando que o protesto poderia ser caracterizado como cárcere privado – mesmo que os moradores não tenham violado o direito dos trabalhadores da mineradora saírem do local em momento algum.

Representante da Vale, acompanhado pela polícia militar.

Em seguida, chegou a Representante do Relacionamento Comunitário, Marília, a qual já marcou diversas reuniões e acordou diversos prazos que nunca foram cumpridos. Entrando em contato com seus superiores, trouxe a proposta de realizar a manutenção a partir do dia 06 de abril, alegando que a Vale tem um cronograma e não pode fugir do mesmo.

Os representantes não aceitaram a data devido ser um prazo longo e por terem a necessidade de ir e vir diariamente para hospitais, escolas e a mercados para compra de alimentos. Dentro desse prazo, a comunidade tende a ter um acesso ainda pior, devido o fluxo de carros de grande porte para manutenção da ferrovia.

Após, essa imposição da data, a RC Marília se ausentou da comunidade. Em seguida, chegou uma viatura da PM com os policiais Diogo e Costa, indagando quais as nossas reivindicações. Repetimos o que falamos aos representantes da Vale, e o Policial Costa, indagou “esse acesso que está ruim?” Com ironia. Mostramos alguns pontos e o policial aumentou o tom de voz para um dos participantes do protesto abusando de sua autoridade, usando violência verbal.

Falamos que mandaríamos os vídeos aos órgãos competentes e o mesmo chamou outra viatura com o Tenente Lopes, responsável pelo setor da operação, onde se apresentou e tentou dialogar de forma respeitosa e pacífica com todos. Em diálogo, acordamos que o protesto pacífico continuaria até as 17h e que se caso a Vale não cumpra com o prazo imposto pelos representantes voltaríamos a reivindicar.

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

One Reply to “Quando a Mineração Tira o Direito de Locomoção de uma Comunidade Inteira”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *