Meliponicultores na Natureza: Florescendo em Campo de Perizes

As atividades no povoado Campo de Perizes já estão dando frutos! O projeto de construção do meliponário na comunidade não apenas está enraizando a biodiversidade local, mas também promovendo melhorias nos serviços ecossistêmicos, oferecendo mais sustentabilidade e renda para todos. Vamos explorar as conquistas até agora.

Autora: Sílvia Lomba
Read in English

O projeto ‘Meliponicultores na Natureza’ já é um sucesso, contando com 10 caixas de abelhas sem ferrão Tiúba (Melipona compressipes), e a comunidade já tem planos ambiciosos para expandir esse número.

A Associação de moradores uniu forças com a prefeitura local e a Codevasf, multiplicando os impactos positivos do projeto. Juntos, realizaram uma oficina de 5 dias que envolveu jovens, adultos e idosos em um aprendizado valioso sobre o manejo de colônias de abelhas sem ferrão. Desde a captura até a divisão de colônias, construção de caixas e produção de mel, a oficina foi um mergulho no mundo da meliponicultura. “A oficina foi excelente, uma experiência muito boa. Esse final de semana estive visitando umas famílias que participaram e já estavam perguntando quando teria outro, que não vão ficar mais de fora” relatou Ana Maria, residente do povoado e líder do projeto. Os moradores relatam que não sabiam que estas abelhas produziam tanto mel e que este aprendizado foi muito importante para eles. 

Apesar dos resultados incríveis até agora, a Associação de moradores está ansiosa por mais. Os próximos passos incluem a expansão do meliponário com novas caixas. Além disso, a comunidade está explorando novas possibilidades, como a produção cosmética e de outros produtos derivados do mel. A associação já está conversando com a Codevasf para a realização de um curso voltado para esse tipo de produção. Uma iniciativa que não só busca sustentabilidade, mas também busca distribuir parte dessa prosperidade aos participantes da oficina, compartilhando as doçuras do sucesso coletivo. 

Campo de Perizes está florescendo com as abelhas sem ferrão e a união da comunidade. Este projeto não é apenas sobre mel, é sobre criar um futuro no qual a natureza e as pessoas prosperam juntas. “A gente tinha o sonho de criar essas abelhas, mas a gente não sabia manejar. O curso nos trouxe esse fortalecimento. E agora nós temos essa parceria para nos apoiar” disse Ana Maria. O caminho está traçado, e cada caixa de abelhas é um passo mais próximo de um amanhã mais sustentável.

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

One Reply to “Meliponicultores na Natureza: Florescendo em Campo de Perizes”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *