Polinizando a Regeneração

Comunidades tradicionais liderando a regeneração

Read in English

Fortalecer comunidades tradicionais, para que elas transformem suas ideias em projetos de sucesso – centrado em seus interesses, necessidades e aspirações – para liderar soluções regenerativas lideradas pelas comunidades e valorizando a cultura e biodiversidade local. 

Apoiamos projetos liderados por comunidades, para que elas estejam engajadas, gerem ganhos socioambientais a longo prazo e liderem o movimento de justiça climática. Todo o programa é baseado em uma relação de confiança e aprendizado coletivo dentro de uma rede composta por diversas comunidades, de diferentes biomas.

Como fazemos isso?

  • Apoiamos a realização de momentos de ideação envolvendo toda a comunidade 
  • Apoiamos a estruturação do projeto por meio de treinamento e mentorias individuais
  • Facilitamos caminhos para parceria com especialistas de outras comunidades e parceiros externos
  • Financiamos projetos liderados por comunidades e baseados nos nossos valores 
  • Preparamos espaços de trocas entre comunidades, como: 

– Realizando oficinas presenciais;
– Compartilhando modelos de oficinas participativas a serem realizadas dentro das comunidades;
– Entrevistando lideranças dos projetos;

– Mantendo um grupo online de troca de mensagens;
– Realizando encontros online em que todas as comunidades são convidadas.

Nossos Valores

  • Trabalho em rede: Criação de uma rede com conexões que fortaleçam as comunidades. 
  • Comunidades fortes: Acreditamos que comunidades fortes são as grandes criadoras de mudança!
  • Bem-viver: Comunidades com autonomia que definam o que é o bem-viver para elas. 
  • Biodiversidade local: Espécies locais são base para o fortalecimento e/ou regeneração da biodiversidade.
  • Cultura viva: Apoiamos a cultura conectada ao bem viver e à biodiversidade local. 

Projetos em 2023:

Apoiamos projetos liderados por comunidades na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica:

Ma’eputyr (flores)

Lideranças Guajajara do território Arariboia promovem a regeneração de forma integrada, com coleta de sementes, produção de mudas, reflorestamento, meliponicultura e redes comunitárias.

Projeto completo

Alimentar para o Bem Viver

Lideranças Tupinambá/Pataxó Hã-hã-hãe constroem uma cozinha comunitária para fortalecer a agricultura regenerativa e a educação ambiental na comunidade Pataxó Hã-hã-hãe.

Projeto completo

Estiagem Florida

Após inúmeras experiências frustradas com reflorestamento, a comunidade Frei Henri busca apoio técnico em agricultura sintrópica para guiar a regeneração no centro do arco do desmatamento.

Projeto completo

Meliponicultores na Natureza

A comunidade ribeirinha de Campo de Perdizes busca a meliponicultura para fortalecer a biodiversidade local com os serviços ecosistêmicos das abelhas nativas e a criação de novas fontes de renda.

Projeto completo

Roças Tradicionais e Rede Comunitária

Jovens lideranças Krahô fortalecem a produção de alimentos sustentáveis em sua comunidade por meio da integração de práticas agrícolas tradicionais e recursos de conectividade.

Projeto completo

Meliponicultura e educação ambiental

Lideranças indígenas têm como objetivo levar conhecimento sobre o manejo e manutenção das abelhas sem ferrão, bem como educação ambiental às comunidades da região do Alto Solimões.

Projeto completo

Segurança Alimentar: Horta Escolar

Para fortalecer a segurança alimentar e nutricional na comunidade, a Horta traz um trabalho pedagógico, com resgate da cultura alimentar e tendo por princípio a coletividade e o fortalecimento cultural do povo.

Projeto completo

Oficina: Abelhas sem Ferrão

A comunidade remanescente de quilombos São Tomé do Bracinho de Icatu enxerga potentes parceiras nas abelhas nativas. Por meio da meliponicultura, o grupo vai proteger os serviços ecossistêmicos.

Projeto completo

COOPSAFI

Comunidade do Sudeste Paraense desenvolvendo agrofloresta estabelece produção de polpa de frutas. Com essa nova ferramenta de subsistência, a comunidade desperdiçará menos a sua produção.

Projeto completo

Mopó Itiveko: Honey house

Fortalecer e ampliar atividades que já estão sendo desenvolvidas por professores Terena, potenciando a regeneração ambiental e cultural. O projeto também produzirá o tradicional Xarope Kopenoty.

Projeto completo

Jata’i Renda – Acento de Jataí

(Re)conexão do povo Guarani Mbya com o cultivo, manutenção e manejo das abelhas Jate’i. Por meio do conhecimento técnico e ancestral Guarani dentro das Aldeias no município de Iguape/SP.

Projeto completo

[Em breve mais projetos por aqui]

Lideranças dos Projetos:

Jonas Guajarara

Primeiro técnico em agroecologia da TI Arariboia, Jonas cuida de abelhas sem ferrão e é apaixonado pela biodiversidade e cultura locais. Ele é responsável pelo Núcleo Meli na Terra Indígena Araribóia, onde desenvolve o projeto Ma'eputyr.

Jonas Guajarara

Projeto Ma'eputyr
Francisco Neto Guajajara

Francisco gosta de plantar, criar abelhas e conscientizar seu povo sobre a importância da preservação! Vendo de perto o desmatamento, hoje ele planta para recuperar essas áreas. Ele trabalha no projeto Ma'eputyr, na TI Arariboia.

Francisco Neto Guajajara

Projeto Ma'eputyr
Olinda Tupinambá

Indígena, jornalista e cineasta, produz obras audiovisuais destacando a luta de seu povo. Presidenta da ONG Okara Kaapora, é defensora indígena, buscando a regeneração da natureza e a promoção de práticas sustentáveis em seu território.

Olinda Tupinambá

Alimentar para o Bem Viver
Samuel Wandeley

Soteropolitano, antropólogo (UFBA), foi pesquisador com indígenas do Nordeste brasileiro, e permaneceu apoiando a luta do povo Pataxó HãHãHãe. Diretor de cinema e fotografia, atua em projetos ambientais como diretor e gestor da ONG Okara Kaapora.

Samuel Wandeley

Alimentar para o Bem Viver
Reni Lourenço

Reni Lourenço

Estiagem Florida
Francisca Souza

Francisca Souza

Estiagem Florida
Ana Maria

A Ana Maira vive na comunidade Campo de Perizes, no estado do Maranhão, e trabalha na associação local em busca de melhorias para capacitar a comunidade, da garantia dos direitos dos moradores e de um futuro melhor para todos.

Ana Maria

Valores comunitários
Francisco Hujno Krahô

Líder comunitário, estuda para se tornar pajé, é historiador, presidente do Território Krahô e coordena os Guerreiros no apoio a preservação da cultura Krahô. Trabalhou com órgãos como Funai, IBAMA e Estado. Sua vida é dedicada a sua gente.

Francisco Hujno Krahô

Roças Tradicionais e Rede Comunitária
Luzia Cruwakwyj Krahô

Guerreira Krahô, é professora e trabalha com outras guerreiras para preservar o cerrado, bem como tradições culturais, linguagens, cantorias e brincadeiras da comunidade Krahô. Forte defensora dos direitos das mulheres indígenas.

Luzia Cruwakwyj Krahô

Roças Tradicionais e Rede Comunitária
Tainá Viana

Vinda do quilombo São Tomé do Bracinho do Icatu, ela estuda agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Parauapebas e mantém forte conexão com sua comunidade, com quem desenvolve atividades regenerativas.

Tainá Viana

"Tia" Francisca

Kukuy Apurinã

Kukuy Apurinã

Segurança Alimentar: Horta Escolar
Vavá Áruák Terena

Pertencente ao povo Xomonó Terenoe, Valdevino (Vavá) é educador na escola da comunidade. Há 5 anos ele se dedica ao trabalho na intensificação do manejo de abelhas sem ferrão nativas Jataí (Xuli Xuli na língua Terena) na aldeia Limão Verde.

Vavá Áruák Terena

Mopó Itiveko: Casa do mel
Yvoty Medina

Pertencente ao povo Guarani, Yvoty é educadora, gerente cultural e Doutora em Ciências Políticas. Grande comunicadora, ela trabalha na intensificação do manejo de abelhas sem ferrão nativas Jataí (Xuli Xuli na língua Terena) na aldeia Limão Verde.

Yvoty Medina

Mopó Itiveko: Casa do mel
Marciane Pereira Kokama

Marciane Pereira Kokama

Meliponicultura e educação ambiental
Rômulo Elias

Rômulo é líder comunitário em Santo Antônio do Içá. Sua comunidade Kokomo e Kambeba se encontra em contexto urbano

Rômulo Elias

Orlando

Orlando

Joana

Joana

[Em breve mais lideranças por aqui]