Tecendo Comunidades Sustentáveis: Finalização do projeto ‘Alimentar para o Bem Viver’ 

A cozinha comunitária do projeto “Alimentar para o Bem Viver”, liderado pela Olinda Tupinambá, da organização Okara Kaapora, está concluída! A iniciativa do projeto tem engajado estudantes de agroecologia da Escola Estadual da Aldeia, bem como os demais membros da comunidade, fortalecendo a união da aldeia, promovendo meios de vida sustentáveis e incentivando os jovens indígenas a cuidarem de seu território. 

Autoras: Ana Paula Cipriano e Sílvia Lomba

Read in English

Os projetos do programa Polinizando a Regeneração são construídos com muitas mãos e a participação da comunidade é essencial para o desenvolvimento das atividades. Estamos muito felizes em anunciar que a cozinha comunitária está finalizada e agora entra na última fase de ajustes finais antes da inauguração do projeto. O ‘Alimentar para o bem viver’ contou com o apoio de alguns integrantes da comunidade e, em especial, dos alunos que estão participando da primeira turma de agroecologia da Escola Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.  

Desde o início do projeto, foram realizados mutirões com a comunidade. Inicialmente, foi organizada uma atividade para a adequação da área externa, construindo caminhos e delimitando áreas que serão calçadas de acesso à cozinha. Além disso, ocorreu a limpeza da área e a preparação de alguns cultivos, como por exemplo o feijão, que serão colhidos no momento de inauguração do projeto ‘Alimentar para o bem viver’.

Além de adultos e crianças moradores da comunidade, os mutirões contam também com os estudantes do ensino médio que frequentam o Okara Kaapora para realizar atividades práticas na agrofloresta que está em desenvolvimento dentro da área. A turma teve o interesse em auxiliar nas atividades necessárias para a melhoria da área externa da cozinha comunitária. Portanto, os alunos realizaram a manutenção da vegetação e a reorganização dos espaços que serão integrados à obra, formando uma área com jardins delimitados, rampas de acesso e a vegetação com árvores frutíferas no entorno. Além disso, os alunos também toparam ajudar na recuperação da estrada de acesso ao projeto Kaapora, uma iniciativa que irá facilitar toda a dinâmica de atividades na área. 

Os líderes do projeto ‘Alimentar para o bem viver’, Olinda e Samuel, relatam a importância de obter o engajamento da comunidade e principalmente dos jovens da terra indígena, que são o futuro do povo Pataxó Hã-hã-hãe. Há uma preocupação quanto à evasão de indígenas de seus territórios e a falta de práticas regenerativas nas aldeias, principalmente em áreas que já foram muito desmatadas, como é o caso da terra indígena Caramuru Catarina Paraguaçu. Por meio da educação, a visão dos estudantes quanto à natureza e a sua relação com a terra pode ser tornar muito positiva, gerando frutos importantes para a conservação ambiental e cultural. 

Com esse projeto finalizado, será possível realizar mais eventos na terra indígena com potencial de transformação atingindo um público maior. É importante ressaltar que o comprometimento da Olinda e Samuel durante todo o processo de andamento do projeto foi essencial para a obtenção de um resultado tão impressionante, finalizado antes do previsto. Em breve, iremos divulgar as atividades de inauguração da cozinha comunitária. Este é o primeiro projeto finalizado do Programa Polinizando a Regeneração e ficamos muito contentes em poder fazer parte do impacto positivo na Terra Indígena Caramuru Paraguaçu.

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

❤️

One Reply to “Tecendo Comunidades Sustentáveis: Finalização do projeto ‘Alimentar para o Bem Viver’ ”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *