Projeto Alimentar para o Bem Viver

O projeto da cozinha comunitária do projeto ‘Alimentar para o Bem Viver’ já começou! Estamos muito felizes com a evolução desse projeto, que possibilitará o preparo de alimentos saudáveis para moradores e visitantes da terra indígena. O projeto garante a autonomia do grupo para o desenvolvimento de eventos e ações sociais, possibilitando a atuação de seus membros como multiplicadores de conhecimento.

Autora: Ana Paula Cipriano e Sílvia Lomba
Read in English.

Estamos felizes em divulgar que o projeto ‘Alimentar para o Bem Viver’, idealizado por integrantes da Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, povo Pataxó Hã-hã-hãe. O projeto foi aprovado e já está caminhando a todo vapor! Essa nova parceria com a Meli, dentro do programa Polinizando a Regeneração, tem um grande potencial de valorização da cultura e diversidade local. Além disso, tem sido um processo muito enriquecedor o trabalho com a comunidade e a associação Okara Kaapora. Venha saber mais sobre o projeto!  

A atividade central do projeto é a criação de uma cozinha comunitária no território, fortalecendo a alimentação proveniente do SAF da comunidade e possibilitando a preparação de alimentos saudáveis para os moradores e visitantes. O projeto irá fortalecer a comunidade e potencializar a propagação dos saberes ambientais e sociais dos indígenas Pataxó Hã-hã-hãe. Sendo assim, o projeto ‘Alimentar para o Bem Viver’ garante a autonomia do grupo para o desenvolvimento de eventos e ações sociais, possibilitando a atuação de seus membros como multiplicadores de conhecimento.  

As atividades para a construção da cozinha comunitária já se iniciaram na terra indígena. O local foi escolhido e a maior parte do material foi adquirida. Nesse momento, a comunidade está se organizando com a contratação de alguns serviços essenciais e mutirões voluntários para que a cozinha se torne realidade. 


A conexão da Meli com a líder Olinda Tupinambá, residente do território Pataxó Hã-hã-hãe, foi o que tornou o desenvolvimento do projeto possível. Desde as etapas iniciais, como a da ideação, Olinda demonstrou o interesse da comunidade na construção de uma cozinha comunitária, visto que era um grande desafio a organização de eventos dentro da terra indígena, devido à falta de estrutura.  O trabalho com a Olinda foi uma experiência incrível, já que a mesma é uma líder excelente e uma ótima comunicadora. Por meio da nossa ponte com a Olinda, as necessidades da comunidade são sempre transmitidas da melhor forma e as ideias e atividades estão, desde o início, conectadas com os nossos ideais socioambientais. 

Além disso, Olinda se mostrou muito interessada na interação com as demais comunidades do programa, sempre participando dos encontros da Rede Meli. “O projeto Polinizando me proporcionou conhecer a realidade de várias comunidades tradicionais e suas lutas para manter garantido os seus direitos. Conversamos e discutimos sobre esses problemas, mas sobretudo desenvolvemos estratégias para mudar essas realidades. Através do grupo, pudemos nos fortalecer e imaginar outros futuros possíveis. É um espaço para falar de nossas perspectivas para o futuro de nossas comunidades a importância de trabalharmos em coletividade, preservação dos biomas, e a valorização cultural do nosso país” – Olinda Tupinambá – citado no relato sobre a estruturação 

Estamos animados para acompanhar a evolução do projeto, que tem a expectativa de estar pronto para funcionar dentro de três meses. 

São projetos como o ‘Alimentar para o Bem Viver’ que movem a Meli e garantem a manutenção do modo de vida e sabedoria dos povos tradicionais, mantendo a conexão entre as pessoas e o meio ambiente. Estamos muito contentes que esse plano esteja saindo do papel e aguardamos os próximos passos. 

Para saber mais sobre o projeto ‘Alimentar para o Bem Viver’ e outras ideias que em breve vamos divulgar dentro do programa Polinizando a Regeneração, continue acompanhando o nosso trabalho por aqui!

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

2 Replies to “Projeto Alimentar para o Bem Viver”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *