Vozes Guajajara estão prontas: Conheça Flay Guajajara

“Flay Guajajara, um cineasta indígena que você deve conhecer.”

Autora: Ana Rosa
Read in English.

O cineasta Flay Guajajara chamou minha atenção pela primeira vez devido aos amigos mútuos que temos e porque ele vive em uma comunidade onde Meli já é muito ativo, o território indígena Arariboia. Mas ao ver seu filme pela primeira vez, fui tocada muito profundamente e pude ver que ele está pronto para mostrar ao mundo a complexa realidade de seu povo.

Em resumo, Flay é um cineasta e fotógrafo do povo Guajajara no Maranhão. Ele trabalha como coordenador de comunicação na terra indígena Araribóia.

Aos 12 anos de idade, ele já havia participado de treinamento audiovisual. Hoje ele produziu vários curtas-metragens para comunicar sua realidade cultural e territorial para o mundo.

Com outros jovens guajajaras, ele fundou “Mídia Indía”, uma plataforma hoje bem estabelecida em potencializar as vozes indígenas brasileiras, compartilhar suas notícias e campanhas.

Seu filme Ka’a Zar Ukyze Wà (Os Donos da Floresta em Perigo) dá uma ótima visão geral sobre a área indígena Arariboia, sua história recente e os Awá Guajá, seus parentes isolados que também vivem na Arariboia. Flay mostra como seu território indígena ainda é uma floresta importante e em pé, independentemente do desmatamento e das constantes invasões na área.

Tivemos a oportunidade de assistir ao filme durante a I Jornada Internacional Decolonial em Ochsenhausen e durante o Umundu Lisboa e conversamos sobre ele após as duas exposições, incluindo a participação online de Jonas Guajajara.

Ben Dendur, um dos participantes do evento em Ochsenhausen, compartilhou: “Eu fiquei fascinado com o filme. Especialmente o encontro com povos indígenas de pouco contato, me impressionou muito. O fato de ainda haver grupos isolados me surpreendeu e me mostrou como é importante preservar este ambiente precioso e único e regenerá-lo, se possível”.

Eu também fiquei muito comovida com a forma como Jonas Guajajara descreveu a relação entre os Guajajara e os Awá. É sobre cuidado. Eles conhecem as áreas onde os Awá vivem, no meio do território indígena, por isso eles não caçam nessa região e suas aldeias estão posicionadas mais próximas da fronteira de forma a proteger seus parentes contra os possíveis invasores.

Pouco depois da exibição em Lisboa, conversei com o Flay, que compartilhou uma mensagem muito forte: “Por mais de 40 anos, nosso território tem sofrido com o corte ilegal de madeira. A própria Funai acredita que nossa região é “terra perdida”. Não havia mais controle [do desmatamento na região], muitos de meus parentes foram abusados pela venda de madeira na região. Portanto, uma das lutas foi para mostrar que dentro de nosso território existem essas pessoas isoladas, esses parentes”.

As pessoas isoladas estão sendo massacradas com a destruição da floresta e sua existência realmente é sinônimo de resistência. “Eu sempre quis um dia ver ou conhecer esses parentes isolados, mas não queria que alguém viesse conhecer, ver ou registrar as pessoas isoladas. No entanto, o destino traçou nossos caminhos e pelo imprevisto pude registrar e ver os parentes isolados dentro do território. E assim, chamar a atenção do mundo, mostrar que a Funai e outros estavam errados ao pensar que nosso território é uma terra perdida”. A segurança alimentar dos isolados sofre grande ameaça. Há poucos dias Flay compartilhou o fato dos parentes isolados terem se aproximado bastante de sua aldeia, chegaram até a se alimentar na roça do seu tio.

Mostrar sua realidade através de sua produção audiovisual também é uma arma política e ele mencionou durante seu discurso a situação política atual no Brasil: “O [muito em breve ex-] presidente disse que durante seu governo ele não demarcaria nem mesmo um centímetro de terra indígena. Isto prejudica todos os povos indígenas, porque conhecemos nosso lugar”. Sabemos onde vivemos e respeitamos nosso espaço, ao contrário destas invasões que invadiram nosso território”.

Confira o filme:

Filme: Os donos da floresta em perigo

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

One Reply to “Vozes Guajajara estão prontas: Conheça Flay Guajajara”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *