Roças tradicionais e Rede comunitária 

Mais um projeto está saindo do forno em parceria com o Programa Polinizando a Regeneração. Os indígenas Krahô da aldeia Galheiros nos procuraram buscando uma parceria para fortalecer a produção de alimentos sustentáveis, por meio da integração de práticas agrícolas tradicionais e recursos de conectividade. 

Autora: Sílvia Lomba

Read in English

Estamos muito felizes em divulgar o projeto ‘Roças tradicionais e Rede comunitária’, idealizado por moradores da Aldeia Galheiros, Terra Indígena Kraholândia. O projeto acaba de ser aprovado e as primeiras atividades já estão acontecendo, lideradas por  Hyjnõ Krahô e Cruwakwyj Krahô. Essa nova parceria com a Meli, dentro do programa Polinizando a Regeneração, tem um grande potencial de valorização da cultura local e promoção da segurança alimentar. O projeto busca fortalecer a produção de alimentos sustentáveis na comunidade indígena Krahô, por meio da integração de práticas agrícolas tradicionais e recursos de conectividade. Promovendo a soberania alimentar e a autossuficiência agrícola da comunidade irá fortalecer a manutenção e propagação dos saberes tradicionais, que estão atrelados a práticas agrícolas sustentáveis. 

Recursos de conectividade irão também promover o acesso à informação. A conectividade limitada na Aldeia Galheiros dificulta o acesso de seus moradores a materiais educativos e à comunicação de modo geral. Além disso, com acesso à internet de qualidade, será possível buscar mais parcerias para o desenvolvimento de novos projetos. Assim, o projeto ‘Roças tradicionais e Rede comunitária’ visa a autonomia da comunidade quanto a fornecimento de alimentos e conectividade. 

Hyjnõ e  Cruwakwyj participaram recentemente de uma roda de conversa com outras comunidades da Rede Meli, na qual pudemos aprender mais sobre a realidade dos Krahô da TI Kraholândia. Os líderes compartilharam diferentes vivências dentro da comunidade, e relataram a importante função dos Guerreiros Krahô, que trabalham principalmente com a proteção do território e do Cerrado, denunciando e prendendo traficantes de animais, entre outros tipos de invasores. “A segurança territorial é mais do que a proteção de um espaço. Manter viva a cultura, a alimentação, os remédios ancestrais e a língua também são segurança territorial” nos disse Hyjnõ.

Projetos como o ‘Roças tradicionais e Rede comunitária’ garantem a manutenção do modo de vida e sabedoria dos povos tradicionais, fortalecendo a conexão entre as pessoas e o meio ambiente. Estamos muito empolgados com a aprovação de mais um projeto que acaba de ser iniciado.

O material necessário para o início do trabalho já foi comprado e já foi iniciado o preparo da terra. Além disso, durante essa etapa, outros membros da comunidade estão aprendendo a realizar este trabalho de forma eficiente e segura.

Um grupo de 4 líderes Krahô está se preparando para participar da oficina de agricultura regenerativa na terra indígena Araribóia, para potencializar esse trabalho ainda mais.

Esperamos que esse projeto promova a independência na produção de alimentos e no acesso a informações na comunidade. 

Para saber mais sobre o projeto ‘Roças tradicionais e Rede comunitária’ e outras ideias que em breve vamos divulgar dentro do programa Polinizando a Regeneração, continue acompanhando o nosso trabalho por aqui! 

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

One Reply to “Roças tradicionais e Rede comunitária ”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *