Ajude comunidade quilombola da Amazônia a proteger suas abelhas nativas

Como parte da campanha da Globalgiving, Meli quer proteger a Floresta Amazônica junto com mulheres quilombolas e abelhas sem ferrão – saiba mais sobre por que precisamos de VOCÊ para isso!

Autora: Kyra Hertel

Read in English. Auf Deutsch lesen.

Dar às abelhas um lar com as mulheres quilombolas do Bracinho do Icatu

Na nossa região Amazônica, encontramos várias as abelhas nativas (e sem ferrão!) que têm um papel extraordinário não só nos ecossistemas locais, mas também para as comunidades tradicionais que vivem neles. Mas o desmatamento do ambiente das abelhas continua e ameaça cada vez mais a existência destas abelhas sem ferrão (!). Junto com as mulheres do Quilombola do Bracinho do Icatu, Meli está trabalhando para construir comunidades resilientes para proteger as abelhas e seu meio ambiente.

Agora necessitamos a sua ajuda…

Chegou a hora de você nos apoiar! Para poder compartilhar nosso trabalho com o maior número possível de pessoas, Meli quer se tornar parte da comunidade GlobalGiving. A GlobalGiving é uma organização certificada sem fins lucrativos que apóia projetos em todo o mundo e se conecta com um público internacional. Desta forma, podemos aumentar a consciência do problema em nível internacional e ganhar apoio para mais projetos, como o projeto com as mulheres quilombolas.

… para a nosso financiamento coletivo na Globalgiving

Para que Meli se torne parte da plataforma GlobalGiving, temos que realmente nos empenhar a partir de 13 de setembro de 2021! Através de uma campanha de financiamento coletivo, precisamos levantar US$ 5.000 de pelo menos 40 pessoas até 30 de setembro de 2021. É por isso que precisamos todo seu apoio. Sópodemos alcançar este objetivo junto com você!

Porque necessitamos a sua ajuda?

Nos últimos anos, o desmatamento da floresta amazônica no Brasil tem aumentado drasticamente. Apenas no ano passado, cerca de 1,5 milhões de hectares de floresta tropical (cerca de quatro vezes o tamanho da ilha de Mallorca) foram desmatados no Brasil. Isso não só significa que diversos ecossistemas estão desaparecendo, muitas espécies de plantas e animais estão se extinguindo e a crise climática está piorando constantemente. Também cria uma situação fatal para os pequenos agricultores, para a população indígena e para as comunidades quilombolas no local. Para eles, isso significa em termos concretos: uma vida de opressão constante. O apossamento de terras, o desmatamento e o deslocamento ameaçam suas existências.

Você apóia: Comunidades resilientes através das abelhas sem ferrão

Apesar de seu pequeno tamanho, as abelhas sem ferrão são indispensáveis para a sobrevivência da floresta tropical amazônica. Elas também prestam serviços vitais a muitas comunidades tradicionais. Elas fornecem uma renda independente segura através da venda de mel e fornecem aos seus cultivadores produtos medicinais, como o própolis. As mulheres do Quilombola do Bracinho do Icatu uniram forças com Meli para romper o arco de desmatamento. Suas histórias não vão continuar sem ser ouvidas! Com uma oficina de contos, elas desenvolveram as ferramentas para compartilhar suas histórias com o mundo através de fotos e vídeos.

Fotografia da nossa oficina de contação de histórias (Agosto, 2021), Nubia Suriane

Para onde vai sua doação?

Com o dinheiro que você e seus amigos doam durante a campanha de financiamento coletivo, fortaleceremos nossa colaboração com as mulheres quilombolas e seremos capazes de dar às primeiras colônias de abelhas um lar com elas. Obviamente, precisamos de muitos materiais para isso. Com sua doação podemos obter tudo o que as abelhas precisam e levar elas para sua nova casa com as mulheres quilombolas. Incluindo colméias novas e material informativo. Antes disso, você facilitará uma oficina para as mulheres para que as abelhas possam se mudar para sua nova casa sem nenhuma preocupação.

Faça parte da Rede Meli!

Então: Está em suas mãos! Apoie a gente a partir do 13 de setembro de 2021 até 30 de setembro de 2021 com sua doação ou espalhe a notícia para todos os seus amigos, familiares e colegas. Faça parte de um movimento e se junte a Meli e às mulheres quilombolas do Bracinha do Icatu para proteger as abelhas e a floresta amazônica!

Apoie você também!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *