“Mulheres em ação, compartilhando saberes” – Parceria Meli e Remanescentes de Quilombo de Bracinho do Icatu

Conheça o grupo Remanescente de Quilombo “Mulheres em Ação, Compartilhando Saberes”, grupo de mulheres remanescentes de Quilombo de Bracinho de Icatu. A Rosiane, uma das membras, nos conta sobre o início da relação de parceria entre o grupo e a Meli.

Autora: Rosiane Pereira dos Santos

Read in English. Auf Deutsch lesen.

O grupo de mulheres chamado “ Mulheres em Ação, Compartilhando Saberes” nasceu dentro da Associação de Remanescentes de Quilombos São Tomé do Bracinho de Icatu, em Baião, Pará. Elas trazem temas como direitos humanos, meio ambiente, sustentabilidade e saúde da mulher, com o objetivo de desenvolver atividades que venham a contribuir para o empoderamento e desenvolvimento da mulher negra quilombola dentro e fora de sua comunidade.

Há algum tempo o grupo conheceu uma pessoa parceira de nossos ideais, a jovem Dorilia. Ela, que também faz parte de uma comunidade quilombola do mesmo município, aquilombou-se com o nosso grupo e compartilhou seus saberes através de oficinas, como a oficina de macramê que a mesma facilitou, em 2019.

Depois dessa oficina, tivemos a oportunidade de ter outros diálogos e vimos a possibilidade de alcançar voos ainda mais altos. A Dorília nos apresentou a Meli e foi cogitado o nosso interesse em projetos envolvendo a criação de abelhas sem ferrão. A partir daí começamos a nos relacionar com a Rede Meli e participar de conversas com essa rede. Fomos então contempladas com a aprovação de um projeto que nos deixou muito felizes e com a certeza de que ele será o primeiro de muitos.

Por que estamos felizes de conhecer a Rede Meli?

Para nós que fazemos parte das comunidades tradicionais, a nossa ancestralidade nos ensina que devemos ser guardiões da natureza e proteger esse bem tão precioso. Tentamos fazer essa proteção mesmo vivendo em uma sociedade que visa a lucratividade e para isso deprecia a matéria prima.

Mas mesmo dentro dessa sociedade, existem muitos parceiros que comungam dos mesmos ideais que o nosso grupo e cuidam de tudo de bom que a natureza nos oferece. Esse foi um dos motivos por que aceitamos conhecer a Meli, pois acreditamos que comungamos de ideias parecidas. Assim, esperamos que a nossa parceria seja de cumplicidade entre as partes que se encontram. 

Um abraço nosso para a Rede Meli.

3 Replies to ““Mulheres em ação, compartilhando saberes” – Parceria Meli e Remanescentes de Quilombo de Bracinho do Icatu”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *