Oficina de Mapeo na Aldeia Lago Branco

Luandro compartilha seu diário sobre o trabalho que está desenvolvendo com o povo Tenetehara no território de Arariboia. Neste texto você pode conhecer a segunda oficina desenvolvida no território. 
O texto foi primeiramente compartilhado via Scuttlebut.

Autor: Luandro
Read in English.
Primeiro relato.
Próximo relato.

Em setembro de 2022, junto com @Dylorb- e sua equipe, começamos essa jornada com uma caminhada de dois dias nas dunas dos Lençóis Maranhenses. Também errei completamente o cálculo das proporções para a oficina e tornei nossa viagem um pouco chata, com 0 centímetros dentro do carro, desculpe…


Como continuação da primeira oficina na aldeia Barreirinha, realizamos uma segunda oficina de mapeamento na aldeia Lago Branco, que é a principal aldeia na região do Lago Branco da Terra Indígena Araribóia. A aldeia Lago Branco está localizada ao lado de uma importante rodovia estadual do Maranhão, que oferece benefícios como conexão de internet por fibra óptica. No entanto, o barulho constante de caminhões grandes que passam por ali pode ser ouvido até mesmo de dentro da aldeia. Apesar da proximidade com a rodovia, a beleza natural da aldeia permanece intacta, com um vasto lago e a presença de uma floresta amazônica intocada.


Esperávamos um número maior de participantes para essa oficina, mas encontramos dificuldades de transporte dentro do vasto território da Araribóia devido às condições das estradas de terra e ao tamanho do território. Como resultado, a maioria dos participantes eram jovens da própria aldeia Lago Branco, e conseguimos trazer dois participantes de outras aldeias que demonstraram grande interesse nas atividades do Meli no território e no aplicativo Mapeo.


Embora o workshop não tenha atendido às nossas expectativas em termos de participação, ele proporcionou uma oportunidade valiosa para Dyland e seu grupo testemunharem a realidade do território Araribóia e do povo Guajajara no estado do Maranhão. Também serviu como uma chance para Jonas Guajajara e Jó Guajajara aprimorarem suas habilidades de treinamento em mapeo.

Também nos ensinou lições importantes sobre planejamento logístico e ajudou a fortalecer o relacionamento entre o Digital Democracy e o Meli.

Continua…

Esse relato é parte de uma série. Você pode ler o relato anterior aqui e o próximo aqui.

A sua doação faz toda a diferença!
Vamos manter o contato!
Pode nos encontrar também no LinkedinFacebookTwitter ou Instagram 
www.meli-bees.org

5 Replies to “Oficina de Mapeo na Aldeia Lago Branco”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *