A Meli iniciou uma parceria com a experiente ECAM, uma ONG que tem muito a nos ensinar sobre a luta pela proteção da Amazônia e das suas comunidades tradicionais.
Autora: Ana Rosa de Lima
Read in English. Auf deutsch lesen.
O início de uma organização de interesse público, a chamada “ONG”, pode ser bem desafiador. Mas esse caminho também é regado por inúmeros encontros super gratificantes!. Um desses encontros que tivemos foi com a Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM). Conhecer de perto as experiências de uma ONG ativa desde 2002 na Amazônia, foi de grande aprendizado para o time da Meli!.
Por meio de conexões via linkedin, eu conheci o trabalho da ECAM, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com foco na proteção socioambiental da Amazônia e dos povos que nela habitam. Percebi que essa organização estava bem ativa em regiões próximas às áreas de foco de atividades da Meli e logo entrei em contato. Para minha surpresa, o time foi muito acessível e solícito, deixando claro que precisamos de mais pessoas para o trabalho que buscamos desenvolver: proteger a Amazônia, deixando no centro da conversa quem mais desenvolve esse trabalho – as comunidades tradicionais.
Desde nossa primeira conversa, em maio de 2020, fomos conhecendo cada vez mais o trabalho um do outro e pudemos constantemente aprender com a experiência da ECAM. E em dezembro de 2020 pudemos transformar essa troca de experiências em algo ainda mais concreto, quando começamos o primeiro projeto em parceria Meli e ECAM: *Mulheres Quilombolas Compartilham sua História!*!
Esse projeto será desenvolvido em parceria com o Grupo Mulheres em Ação, Compartilhando Saberes, da Associação de Remanescentes de Quilombos do Bracinho do Icatu (ARQSBI) em Baião, no leste do Pará. Essa região, onde há pouco tempo era dominada por comunidades ribeirinhas, está sendo cada vez mais palco de invasões de práticas insustentáveis. Por isso, o apoio às comunidades tradicionais se faz cada vez mais urgente em tais regiões e resulta diretamente na preservação da floresta.
O projeto Mulheres Quilombolas Compartilham sua História irá fazer parte do programa As Mulheres que Polinizam a Floresta, que busca dar destaque às guardiãs da Amazônia. Para isso será realizado um processo de Escutatória que irá contar com uma oficina de Contação de História em paralelo a uma oficina de Fotografia, ambas oficinas sendo facilitadas por profissionais mulheres da região, como Cynthia Rabelo e Núbia Suriane.
Em breve vocês irão conhecer mais sobre o projeto Mulheres Quilombolas Compartilham sua História e próximas parcerias entre Meli e ECAM!
2 Replies to “Unidos em Prol da Amazônia: ECAM e Meli”